O templo GREGO de Hagia Sophia

Não é de se passar despercebido um dos pontos que mais reúne turistas na Turquia: trata-se de uma construção grandiosa e magnífica construída entre 532 e 537 dC pelo Império Bizantino para ser a catedral de Constantinopla (hoje Istambul), .

Acontece que em Thessaloniki, foi construído em sua homenagem no século VII, sobre as ruínas de uma basílica do século V, um templo que seguindo as mesmas características arquitetônicas da gigantesca obra da Turquia, resultou em um dos mais importantes monumentos do antigo cristianismo em toda a história ortodoxa – A igreja de Hagia Sophia em Thessaloniki.

06

Templo de Hagia Sofia

Trata-se de uma basílica abobadada – uma das mais antigas igrejas da cidade ainda em funcionamento, que é – entre outros diversos monumentos de Thessaloniki – patrimônio mundial da UNESCO.

História


Hagia Sophia foi utilizada durante vários anos como a metrópole de Salonica, mais precisamente até o ano de 1523 que em consequência do dominio otomano sobre a Grécia, passou a ser utilizada como tzami – mesquita – sendo destruída pelo fogo em 1890 e reaberta somente após o fim do domínio otomano sobre Thessaloniki em 1912 como templo ortodoxo.

Entre 1907 e 1909 o historiador bizantino Charles Diehl restaurou todo o edifício que passou por muitos danos em consequência do incêndio em 1890. Grande parte da decoração interior foi restaurada somente após o Grande  Incêndio de Salonica de 1917.

Sua abóbada azul – do século V – foi mantida da basílica antiga (restaurada somente após 1980) e vale a pena reparar no seu incrível vitral que ilustra a “Ascenção do Senhor” além das artes em suas paredes que foram feitas em diferentes momentos entre o século VIII e o século XI.

it

Mosaico da “Ascenção de Cristo” na abóbada central (fonte: inthessaloniki.com)

 

Visitando o templo de Hagia Sophia


Todos os dias sou presenteada com uma vista linda do centro histórico de Thessaloniki mas principalmente com a faixada desse templo – que apesar de estar em um dos meus trajetos diários eu ainda não tinha visitado o seu interior.

A Basílica possui um enorme pátio na parte da frente e um pequeno jardim  na parte de trás.

00

Faixada

01

Pátio

02

Pátio

03

Portão principal

05

Parte posterior do templo

04

Portão de entrada para o templo

 

Minha primeira impressão ao entrar foi a de um templo enorme, sombrio e frio. Os templos ortodoxos em geral são sombrios, silenciosos e repleto de imagens – claro que alguns bem menos e outros em excesso.

15

Hall de entrada

07

Corredor principal

Primeiro sentimento: medo. Apesar de estar em uma “casa de Deus” já me senti lançada em um filme de terror ou algo do tipo hehehe (principalmente por estarmos na igreja somente eu e um senhor que lá trabalha). Conforme fui adentrado no templo e observando suas pinturas, suas paredes trabalhadas, suas abóbadas minha mente foi vagarosamente sendo levada a outros tempos e outras eras.

O templo possui em suas paredes não somente as imagens dos 12 apóstolos, de Maria e dos anjos, mas também de varios outros santos da igreja ortodoxa.

São muitos objetos em madeira e metal mas os trabalhos nas paredes realmente me encantaram demais.

12

Imagens do hall de entrada

Uma coisa que eu achei interessante mas não tão incomum em igrejas ortodoxas é que elas são em sua grande maioria compostas por 3 corredores principais sendo um (nesse caso o da direita) com assentos reservados aos homens, outro (o da esquerda nesse templo) para as mulheres e o central que leva até o altar e ao local reservados para os membros da igreja. Também possui assento para os fiéis (provavelmente os que não desejam sentar separados).

14

Altar

it2

Pintura do arco do altar (fonte: inthessaloniki.com)

10

Indicação do local reservado para homens

11

Cadeiras reservadas para homens

08

Indicação para local reservado para mulheres

09

Cadeiras reservadas para mulheres

Nota da Ana: Peço perdão pela qualidade das minhas fotos, tendo em vista que foram tiradas de celular e que o templo estava completamente apagado, obtendo iluminação somente das velas e do sol (de um dia nublado).

Próximo de tudo e localizado bem no coração de Thessaloniki, o templo possui ao ser redor inúmeras cafeterias e locais excelentes para fazer uma refeição, tomar uma cerveja ou apreciar um bom café.

Em frente a entrada principal do templo está a Praça Hagia Sophia  e a Avenida Hagia Sophia que é uma continuação da praça  sendo permitido somente pedestres. Alí estão lojas e cafeterias diversas- um local excelente para uma caminhada, um café e compras

ΠΕΖΟΔΡΟΜΟΣ ΑΓΙΑΣ ΣΟΦΙΑΣ

Avenida Hagia Sophia

17

Praça Hagia Sophia

 

Endereço: Hagia Sophia Square, Thessaloniki, Greece
Aberto: 09:00 – 13:00 / 17:00 – 20:00
Oficial Website: http://www.agiasofia.info/

Espero que tenham gostado  ❤

 

 

 

 

Anúncios

17 Respostas para “O templo GREGO de Hagia Sophia”

  1. Klécia Cassemiro

    Sou uma entusiasta de turismo sacro. Acho que a gente aprende demais sobre a historia de um lugar e sua cultura visitando suas igrejas. E essa é mais que especial, a historia é fascinante e você descreveu tudo super bem! Entrou pra minha lista!

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
    • Salonisses

      Muito obrigada Klecia. Acho que também sou e estou descobrindo aos poucos hehe Como vc disse as igrejas sobrevivem ha centenas de anos e carregam uma herança histórica gigante, fascinante e por muitas vezes assustadora. E isso me magnetiza. Obrigada, querida 🙂

      Curtir

      Responder
    • Salonisses

      O templo de Hagia Sofia assim como a própria Thessaloniki foi se modificando com o intuito de adaptar-se a cada império que dominava a Grécia. Cada um deixou a sua marca e uma herança história gigante. 🙂

      Curtir

      Responder
  2. Alessandra Fratus

    Arrepiante! Viver a história assim de perto deve ser muito emocionante! Adorei o artigo ! Fiquei com mais vontade ainda de conhecer esse país incrível!

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  3. Luiza Cristina Cardoso

    Que templo lindo e cheio de história, não é atoa que é patrimônio mundial da Unesco!
    Engraçado que às vezes me sinto como você se sentiu, com “medo” de algumas igrejas com esse aspecto meio sombrio! haha!
    Amei as fotos viu, não achei que ficaram em má qualidade! =P

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
    • Salonisses

      Muito obrigada Luíza. Bem breve vou comprar uma máquina fotográfica pra poder ter fotos melhores hehehe por enquanto só com as de celular mesmo 😋😋😋 abraços

      Curtir

      Responder
  4. rui batista

    Hagia Sophia e TODA Istambul são verdadeiramente deslumbrantes… Desconhecia que na Grécia havia uma “réplica” de monumento tão fantástico. Assim vai “obrigar-me” a ir lá 🙂

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
    • Salonisses

      Hahaha acho mesmo que devia conhecer. Já eu, quero muito ir a Istambul mas confesso que tenho um medo da situação atual… mas quero ir sim pois é bem pertinho daqui.

      Curtir

      Responder
  5. casalwanderlust

    Olha que legal! Nāo fazia ideia de que tinha uma Hagia Sophia na Grécia – pura ignorância de minha parte.
    Adorei conhece-la através de suas fotos.
    Bjāo!

    Curtido por 1 pessoa

    Responder

Deixe seu comentário :-)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

HTML básico é permitido. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Assine este feed de comentários via RSS

%d blogueiros gostam disto: