Gastronomia Grega: tentações natalinas

Que nesse país tudo é motivo de comelança todo mundo já sabe. O que acontece é que em épocas de comemorações como Páscoa, Natal e Ano Novo eles conseguem ser mais exagerados ainda rsrs. Como esse ano estou tendo a oportunidade de participar de uma blogagem coletiva com o tema: Gastronomia de minha região, ja falei OPAAA TÔ DENTRO >.<

A cada ano, os dias que antecedem essas datas festivas, nos mercados, açougues, floriculturas, comércios de bebidas e doces acontece caos, guerra, um tipo de transe… de tanta gente que sai aos mercados para os preparativos.

Dizem que o que acontece hoje em dia por causa da crise, não se parece nem um pouquinho com as festanças que aconteciam no país alguns anos atrás (eu como não vivia aqui pra contar não posso confirmar rsrsrs), então você imagina como deveria ser.

Como se aproxima o Natal, já começaram a aparecer nos comércios as tentações natalinas – meu martírio. Pães, tortas, doces – tantos e em tantas variedades de deixar qualquer um de queixo caído.

É claro que as delícias variam de acordo com a região mas alguma delas são lei – em TODAS as mesas gregas sempre encontraremos – mesmo que no mais remoto vilarejo do país.

Depois de uma refeição suntuosa, é necessário obrigatório servir a sobremesa. Entre essas delícias, estão três doces muitos tradicionais e presentes em todas as mesas de natal – e ano novo – da Grécia, e é sobre eles que eu vou falar um pouquinho.

Melomakarona


01.jpg
Melomakarona

Uma das mais amadas e famosas sobremesas de Natal são as melomakarona que inundam as casas com seu aroma doce de canela. Trata-se de uma sobremesa grega que é confeccionada somente na época de Natal.

É fácil encontrar a origem da receita tradicional de melomakarona: “meli” e “makaronia”- mel e macarrão, rsrsr

02
Melomakarona

Brincadeirinha, quando traduzimos do grego moderno encontramos palavra grega “makaronia” que significa macarrão. Olhando porém para o grego antigo encontramos a palavra “makaria” que significa benção.” Algo parecido com “bençãos em mel” ou alguma coisa nesse sentido seria o significado do nome desse doce de natal.

Os ingredientes principais são farinha, sêmola, açúcar, raspas ou suco de laranja, óleo, mel, conhaque, canela e outras especiarias. Melomakarona, bem como todos os pães, rosquinhas e outras sobremesas combinadas com frutas como romãs, castanhas e amêndoas são considerados símbolos de felicidade e abundância.

03
Melomakarona

mel foi adicionado a receita desde os tempos antigos como um símbolo de fertilidade e bem-estar.

Kourabiédes – biscoitinhos secos


04
Kourabiedes

Seu nome é originado a partir do turco «Kurabiye», mas as raízes da palavra sao árabes e essencialmente significam “biscoito seco”. Composto basicamente por amêndoas, farinha doce, manteiga e açúcar de confeiteiro.

06
Kourabies

O biscoito açucarado originou-se na Pérsia, aparecendo pela primeira vez no século 7, quando o açúcar se espalhou na região. A sua confecção é muito popular na Grécia, Turquia e nos países dos Balcãs. A sobremesa, na Grécia, é servida principalmente na época de Natal, mas em algumas regiões é comum ser servido após batizados.

05
Kourabiedes
Curiosidade: Coloquialmente “kurabies” é utilizado no jargão militar para designar soldados preguiçosos, que não participam e nem ajudam em nada. (Que coisa, não? rsrsrs)

“Valisópita” – o bolo tradicional do Natal


07
Vasilopita

Finalmente, a menção especial deve ser feita ao bolo de Santa Claus – perfumado, macio e com uma moedinha da sorte na receita, o “fluri” que é o sabor especial da brincadeira tradicional do corte da vasilopita.

O pão abençoado é feito de material fino (farinha de trigo fina, nozes, gergelim e especiarias), tem gravado sobre ele o ano que esta por vir e muitas vezes a frase “Xronia polla” – muitos anos ou próspero anos novo, o que me permite a tradução ao pé da letra 🙂

A vasilopita, de acordo com o costume grego, é cortada com a chegada do novo ano e existe todo um processo para o corte do pão: o proprietário da casa ou o chefe da família após crucificar o pão com a faca três vezes começa a cortar em pedaços triangulares oferecidos a cada membro presente da família ou amigos e parentes.

A vasilópita pode ser cortada até o mês de fevereiro.

De acordo com a tradição, o hábito de colocar moeda nas tortas foi do Agios Vasilis – Santa Claus. Diz a lenda que o Agios Vasilis, para poder devolver pertences de valor aos seus donos – mas sem saber quem possui o que – ordenava a  preparação de pães pequenos para que fossem colocados em seu interior as moedas e os objetos de valor e serem distribuídos aos donos. Surge então a Vasilopita ou o pão de Agios Vasilis.

08
Vasilopita

O pão é partido a meia noite ou no próximo dia, e diz a lenda (rsrs) que o sortudo que encontrar a moeda em seu pedaço terá prosperidade, sorte, sáude e sucesso no ano que se inicia. Já se passaram 3 Natais e nada de eu encontrar a moedinha rsrs

Ei ai, gostaram? Eu já to aqui com água na boca hehehe.

Não deixe de ver as outras postagens sobre a gastronomia de  diversos locais ao redor do mundo como Pernambuco, Santa Catarina, São Bento do Sul, Toscana, Austrália e Rio de Janeiro.

Você não vai querer perder, né?  Veja os posts participantes:

Blog Livre & Leve5 comidas para provar em Seattle
Notícias da Bota – 10 Pratos típicos da Toscana
Sonhando em Viajar! – Comidas Típicas do Rio de Janeiro
Vivi na Viagem – 5 pratos típicos do carioca
Anúncios

24 comentários sobre “Gastronomia Grega: tentações natalinas

  1. Iremos para a Grécia esse ano, será uma viagem comemorativa e pretendemos aproveitar ao máximo e claro que conhecer a culinária típica está em nossos planos. Nossa viagem será em agosto, mas com certeza encontraremos muitas delícias por lá. Adorei o post.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe seu comentário :-)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s