Fórum Romano: Ruínas de milhares de anos que você precisa conhecer!

Um lugar que guarda muitas histórias de épocas diferentes. Tantos objetos foram encontrados intactos… como uma moeda que parou no tempo ao ser cozida. Objetos pessoais, utensílios de prazer…. e ruínas que um dia foram alas de luxo.

O Fórum Romano ou Antigo Comércio Romano de Thessaloniki foi, durante cerca de três séculos, o principal ponto de referência e centro administrativo da cidade. Ocupando uma área de cerca de dois hectares, foi construído no coração de Salonica entre a metade do século II e a metade do século III dC. Tenso sido realizadas contruções adicionais no século IV. Foi construído com algumas semelhanças ao mercado grego porém seguindo o estilo arquiteônico romano. 

00.jpg

Descoberta

A área do Fórum Romano só foi descoberta em 1966 devido à escavações feitas para a construção do Supremo Tribunal na cidade. Quando as escavações foram iniciadas, foram encontradas nesta área as primeiras grandes descobertas de valor histórico e arqueológico, frustrando os planos de construção de quaisquer edifícios nesta área.

Hoje, funciona no local o Museu do Fórum Romano além do próprio sítio que é aberto a visitação e onde também acontecem eventos culturais diversos.

Hoje o nosso passeio será ao longo do sítio, estudando e admirando as ruínas e estruturas deixadas ao tempo. Em um post com a parte II desse passeio (em breve) faremos uma visita ao Museu do Fórum Romano.

01

Visão geral a partir da entrada sul

01

Visão geral a partir da entrada norte

01

Visão geral a partir do ponto sudoeste

Antigo Comércio Romano: Ontem e hoje

A característica principal da cidade durante o período romano era a existência de duas avenidas principais, uma no sentido norte-sul e outra leste-oeste. Na Tessalônica romana as principais estradas eram a Via Régia (hoje, a Via Egnatia) e uma rua perpendicular à Egnatia que cruzava a cidade em direção ao mar. Bem no cruzamento dessas estradas foi construído então, o Fórum Romano.

Quando em funcionamento, o Fórum Romano consistia em dois sítios principais: um que foi escavado e consiste nas galerias, no fórum romano e no anfiteatro e um outro sítio que na época bizantina funcionava como uma praça aberta mas que ainda permanece sem ser explorada, bem abaixo da Aristotelous Square 😦

A área escavada então, é um sítio em formato “Π” que consiste em dois quadrados consecutivos, com entrada a partir do lado norte (na Olympus Street). Formado por três alas com colunas coríntias no piso térreo e iônicas no primeiro andar, possuia ao fundo uma zona com várias salas.

No lado sul do mercado e por causa do declive natural foi contruída uma dupla galeria subterrânea abobadada (galeria cripta) a qual sustentava a ala de colunas coríntias no térreo.

02

Galeria cripta

03

Galeria cripta

04

Galeria cripta

05

Galeria cripta

06

Galerias

Provavelmente funcionavam como depósito público, tendo sido usadas mais tarde como armazém dos mercados pertencente ao Comércio Romano. As lojas já teriam sido projetadas na primeira fase de construção do mercado mas somente na segunda fase foram construídas.

O mercado livre foi incrustado com lajes de mármore retangulares e foi aberto apenas no lado norte, que passou a ser uma das principais ruas da cidade ” O caminho do meio”. A galeria do leste tem características bem mais preservadas como um mosaico de azulejos decorados com formas geométricas. Também foram encontrados bases de colunas e capitéis coríntios.

08

Capiteis encontrados

09

Bases de colunas encontradas

11

Outros adereços encontrados

Por trás da ala leste ainda sobreviveram ao tempo a casa da moeda, a escola de música (anfiteatro) e o arquivo. Na casa da moeda foram encontrados no local, moldes de argila em um forno, com os quais eram fabricados moedas de cobre com o método de “cera derramada”.

Na sala mais ao sul do lado leste, que era um arquivo , foram encontrados impressos sobre prateleiras de madeira.

A parte central da escola de música está em ótimo estado de conservação até hoje. O acesso era através de cinco portas de mármore, das quais uma em cada extremidade eram reservadas para os artistas.  Ainda estão bem conservadas algumas lajes de mármore branco no piso e as galerias abobadadas nas quais é baseado o auditório. Hoje os assentos encontram-se divididos em sete séries.

12

Anfiteatro

13

Portas de mármore

14

Porta de mármore

No século III dC o mercado de Salónica estava finalizado, proporcionando espaços públicos nas três alas do complexo. Os pisos das galerias foram então cobertas com argamassa forte. Um século mais tarde, em meados do século 4 dC, na segunda fase de construção, os pisos foram decorados com mosaicos e as colunas foram reparadas. Durante o reinado de Juliano, a escola de música foi ampliada e transformado em um anfiteatro, com a expansão do palco e com a criação de mais assentos e, podenco receber até 2000 espectadores.

15

Anfiteatro

16

Anfiteatro

17

Anfiteatro

Sem dúvida, uma das mais importantes descobertas das escavações no antigo Fórum Romano foi a casa de banho. Os banhos (Valanío) eram parte de um grande complexo de higiene e de exercício do corpo. A sala subterrânea circular com 20 banheiras embutidas funcionava como sauna, mas foi também como um grande centro de entretenimento: lá os cidadãos conversavam e se diverdiam assistindo performances. Havia uma área de armazenamento de alimentos e de preparação de refeições, enquanto no piso térreo coram descorbertas cinco salas pequenas, onde, provavelmente, serviços eróticos eram oferecidos.

19

Sauna e banhos

20

O complexo não foi destruído pelo grande terremoto do século VII dC, mas foi sendo abandonado gradualmente devido ao fato de o espaço ser muito limitado para as necessidades do mercado em expansão e aos poucos o sítio foi se deteriorando.

07

Pátio da Archaia Agora

10

Pátio da Archaia Agora

Quero visitar

Localizado na rua Olympus, Salonica.
Contato: +30 2313 310400, +30 2310 221266
Email: efapoth@culture.gr

Entrada: inteira 4€ , meia 2€

Funcionamento: Quarta a Domingo: 8h – 15h
Terça e Segunda: fechado

 

 

 

 

Anúncios

23 Respostas para “Fórum Romano: Ruínas de milhares de anos que você precisa conhecer!”

  1. flaviamarch

    Incrível. Sabe que eu fixei uma das primeiras frases do seu post? “Ruínas que um dia foram alas de luxo.” Dá pra refletir bastante sobre essa frase…
    Os capitéis achei fantásticos, as ruínas da sala de música, a sauna.. Acho incrível ver a preservação da História. Parabéns pelo post!

    Curtido por 2 pessoas

    Responder
    • Salonisses

      Muito obrigada Flávia. Pois é… sempre que visito ruínas ou monumentos mesmo antigos, sempre fico imaginando que esses lugares já tiverem vida e já passaram tanta gente de tantas épocas diferentes…. eu viajo mesmo hehehe

      Curtir

      Responder
    • Salonisses

      Sim, é impressionante né? Apesar de tão antigo ser descoberto tão recentemente,. A Grécia tem muita coisa enterrada a ser descoberta… sou certa disso hehehe
      Muito obrigada, querida 🙂

      Curtir

      Responder

Deixe seu comentário :-)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

HTML básico é permitido. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Assine este feed de comentários via RSS

%d blogueiros gostam disto: