Destino: Santorini – Perdida em Perissa, Perívolos e Pyrgos.

1º dia em Santorini e qual o programa escolhido? Banho de mar! Isso mesmo, meu  primeiro banho nas ilhas Cíclades.

Por causa do terreno vulcânico as águas não são tão cristalinas como nas outras ilhas gregas, mas as águas de Perívolos e Perissa são incrivelmente límpidas e mornas

Mapa.png

Pra entender um pouquinho a localização, as praias estão localizadas na parte sul da ilha. Escolhemos o primeiro dia para podermos ver de perto o paniguiri – que acontece anualmente, no mês de Setembro – na igreja de Timíou Stavrou, na praça de Perissa.

As águas de Perívolos

Iniciamos com aquele mergulho na praia de Perívolos, que foi por muitos séculos um destino de férias e natação para os moradores e hoje é uma das praias mais visitadas de Santorini.

Trata-se essencialmente de uma única praia grande bem ao lado de sua vizinha, Perissa – na verdade é tão pertinho que eu pensei que fosse tudo uma praia só rsrsrs.

01

Perívolos

Esta bela praia situa-se no extremo sul da ilha. Uma praia extensa de areia preta, águas azul-celeste e uma série de bares e restaurantes que oferecem guarda-sóis espreguiçadeiras e outras instalações.

Perivolos é basicamente uma continuação da praia de Perissa e é certamente uma das praias mais bem organizadas de Santorini, oferecendo uma infinidade de emocionantes desportos aquáticos, como windsurf, mergulho e jet ski. Há também vôlei de praia, bares, cafés, tabernas e hotéis em toda a sua extensão.

DCIM100GOPRO

Perívolos

DCIM100GOPRO

Perívolos

00.jpg

Perívolos

Perivolos é facilmente acessível. Como estavamos alojados em Fira, pegamos bem cedinho o ônibus – que sai da estação praticamente a cada 30min – e descemos no ponto de Perívolos.

No beach bar que ficamos em Perívolos (que por sinal nem anotei o nome) não pagamos pelo guarda-sol e pelas espreguiçadeiras, somente mesmo pelo consumo do bar.

05

Perissa

06.jpg

Perissa

Precisamos falar sobre: as cervejas de Santorini – são deliciosas e artesanais. Vale a pena pagar um pouquinho mais pela Donkey e pela Volcano.

O “Paniguiri” em Perissa

Fomos caminhando até Perissa, não acredito que tenhamos caminhado nem 2 km – é bem pertinho mesmo – quando chegamos A Igreja dο Timíou Stavrou – Santa Cruz.

Essa é uma das maiores igrejas de Santorini e está localizada na praça de Perissa. A igreja original foi construída no período 1835-1840, mas foi destruída pelo terremoto de 1956 e reconstruída logo em seguida.

08

Praça de Perissa

09

Igreja de Timiou Stavrou

10

Igreja de Timiou Stavrou

Durante a reconstrução da igreja original foram descobertos os restos de duas naves de basílica que, infelizmente, foram destruídas pelo trabalho de construção.

Dia 14 de Setembro é o dia do paniguiri – festa ou comemoração – desta igreja, que acontece anualmente e reúne nativos mas também turistas de todo os cantos do mundo. E nós, é claro, estávamos lá. Comida, bebida e muita dança é com a gente mesmo!

07.jpg

Paniguiri em Perissa

Perdidos em Pyrgos

Pyrgos é o pedacinho de Santorini que eu adorei visitar. Um labirindo de ruelas, casinhas e becos que é mesmo de tirar o fôlego.

Situada a 8 km sudeste de Fira, a aldeia está localizada em um fabuloso local no topo de uma colina e apresenta incríveis vistas panorâmicas da ilha.

DCIM100GOPRO

Pyrgos

12

Vista para Fira e Oia

13

Pyrgos

DCIM100GOPRO

Pyrgos

Hoje, a vila de Santorini conta com mais de 500 habitantes e é conhecida pelo grande movimento turístico. A aldeia é constituída por casas tradicionais construídas em torno do castelo veneziano e pelas pequenas ruas que seguem o fluxo natural da paisagem circundante.

15

Pyrgos

16

Pyrgos

DCIM100GOPRO

Pyrgos

17

Pyrgos

18

Pyrgos

25

Pyrgos

As casas são o exemplo perfeito do design das Cíclades e em excelentes condições. O castelo veneziano é um dos cinco na ilha de Santorini e remonta ao século 13. Acredita-se que Pyrgos foi a capital de Santorini pelo menos até meados de 1800.

Sua arquitetura tradicional, restos de mansões neoclássicas, ruelas sinuosas cheia de lojinhas de artesanato, pequenas casas brancas, galerias, vinhas, igrejas… Pyrgos é incrivelmente mágica. 

19

Lojinhas de Artesanato

DCIM100GOPRO

Ruelas em Pyrgos

DCIM100GOPRO

Ruelas em Pyrgos

DCIM100GOPRO

Pyrgos

24

Pyrgos

DCIM100GOPRO

Pyrgos

Apaixonante, né? Vale até apena se perder – como nós nos perdemos (hahahaha) – nesse lugar maravilhoso.

Depois de explorar esse labririnto, vale a pena fazer uma paradinha para um café ou uma cervejinha gelada em uma das tabernas e cafeterias tradicionais que existem na praça de Pyrgos.

Não acredito que você não acompanhou as nossas aventuras em Santorini! Não deixe de ver as paradas anteriores dessa aventura inesquecível. Vem comigo:

Parada anterior: Destino: Santorini – Conhecendo uma vinícola – Santo Wines

Anúncios

33 Respostas para “Destino: Santorini – Perdida em Perissa, Perívolos e Pyrgos.”

  1. Klécia Cassemiro

    Estou super ansiosa pra enfim conhecer a Grécia em Abril! Santorini será uma das minhas paradas e seu post me ajudou bastante com dicas 🙂

    Curtido por 1 pessoa

    Responder

Deixe seu comentário :-)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

HTML básico é permitido. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Assine este feed de comentários via RSS

%d blogueiros gostam disto: