Destino Santorini: Conhecendo uma vinícola – Santo Wines

Com uma vista deslumbrante para a Caldera – de ponta a ponta – e para o vulcão, o Centro de Enoturismo Santo Wines recebe anualmente mais de 400.000 visitantes de todo o mundo. E esse, é claro, foi um dos programas nas nossas férias em Santorini.

01
Vinícola Santo Wines
02
Vinícola Santo Wines
DCIM100GOPRO
Vista para a Caldera

A experiência incluiu um tour guiado pela adega e pela área de fabricação, além das caves. É possivel desfrutar da degustação de vinhos e dos sabores tradicionais da ilha (pagas, obviamente) em uma das mais belas vistas – na minha opnião – por um ângulo diferente da ilha.

17.jpg
Degustação

A Santo Wines foi fundada em 1947 e hoje ela é a maior cooperativa da ilha, contando com 1.200 membros ativos. O Centro de Enoturismo foi criado em 1992 junto com a construção da adega moderna. Trata-se de um site multiplex dedicado ao vinho, produtos locais, gastronomia e a cultura da ilha de Santorini.

08
Produtos locais
09
Adega

A Santo Wines  promove o desenvolvimento da agricultura sustentável e a  proteção dos cultivos tradicionais locais – sendo realizados pelos agricultores locais, membros da cooperativa – garantindo a autenticidade e a qualidade superior dos produtos.

Vinhos, polpas de tomate, fava, alcaparras e doces locais pertencem à vasta gama dos produtos Santo.

Porque os vinhos de Santorini são tão especiais?

A singularidade da ilha é devida ao ecossistema único criado por erupções vulcânicas – um terreno consistuído de lava, cinzas e pedra-pomes. O solo vulcânico e o clima de Santorini não favorecem o desenvolvimento de doenças nas plantas e na vinha. Tradicionalmente, os agricultores não usam pesticidas – obtendo, dessa forma, as características de agricultura biológica.

Todo o trabalho em todas as fases de produção dos produtos (semeadura, cultivo, colheita) é feita manualmente.

11
Área de fermentação
12
Cave de armazenamento
13
Vinsanto, safra de 2004
15
Vinícola Santo Wines
16
Vinícola Santo Wines

A vinha é cultivada com grande trabalho humano e cuidado. A cultura tradicional da vinha é caracterizada pela poda especial inventada a centenas de anos pelos agricultores, chamado de “kouloura”. As vinhas permanecem no chão, em forma de cesto trançado, assim as uvas amadurecem abrigadas no cesto natural, protegidas de ventos fortes. Vale notar que essa forma de cultivo em Santorini é única em todo o mundo.

14
Kouloura

O vinhedo de Santorini se estende a 13.000 acres e é um dos mais antigos do mundo, com uma história de 3.500 anos, sendo hoje um sítio do Patrimônio Mundial.

Interessante, né?

O produto mais conhecido – e o meu favorito – é o Vinsanto. Trata-se de um vinho de sobremesa – licoroso, com uma cor característica castanho-laranja-avermelhado. Possui aromas de especiarias doces como cravo e canela e frutas secas, como damascos e passas.

O envelhecimento de três anos em barris de carvalho dá ao vinho um caráter aveludado e abraçando a acidez forte com notas de mel e limão. É indicado apenas como sobremesa ou como acompanhamento de doces a base de creme, nozes e especiarias doces.

Curiosidades sobre o Vinsanto:

As uvas são secas ao sol por 8-10 dias. A fermentação ocorre lentamente por 40 dias. O envelhecimento dura 36 meses – 225 litros em carvalho francês, além do envelhecimento em garrafa antes da comercialização.

O Vinsanto também possui vinhos com envelhecimento especial 4, 8 e 12 anos, além da safra de 2004 (em 2004, o tempo em Santorini era ideal para a vinicultura, com muita chuva na primavera, e verão leve e fresco, resultando no maior rendimento por hectare dos últimos 30 anos.

Esse é um lugar que vale a pena conhecer.

DCIM100GOPRO
Vinícola Santo Wines
DCIM100GOPRO
Vinícola Santo Wines
DCIM100GOPRO
Vinícola Santo Wines
07
Vinícola Santo Wines
18
Vinícola Santo Wines

Como chegar?

A Vinícola Santo Wines está localizada em Pyrgos. Nó fomos de ônibus mesmo (Perívolos) e descemos no ponto Santo Wines. Não tem erro. Esses são os contatos:

+30 22860 22596
+30 23137 22860
promo@santowines.gr

Não está acompanhando as nossas aventuras em Santorini? Vem comigo:

Parada anterior: Destino: Santorini – De Firá até Oia

Próxima parada: Perdida em Períssa, Perívolos e Pyrgos

Anúncios

25 comentários

Deixe seu comentário :-)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s