10 curiosidades sobre os gregos

Há algumas semanas eu assisti o filme Casamento Grego – e pasmem, EU NUNCA TINHA ASSISTIDO – hehehe, peguei o embalo e assisti também o segundo filme, e claro, adorei os dois. Observei algumas “manias” dos gregos e cheguei a conclusão que eles acertaram demais!

Sim eles são exagerados, são um grude e patriotas… e mais muitas outras coisas que observo todos os dias >.<  Por isso resolvi listar algumas curiosidades sobre os gregos que não são tão famosas assim.

1. Café, a paixão grega


Os gregos são completamente apaixonados por café. Não existe apenas um ser humano pelas bandas de cá que não consuma o tão amado café. Quente ou frio, o mais requisitado é o Frappé Nescafé, seguido do café “grego”.

erepublik.com
Imagem: erepublik.com

2. Patriotismo


Assim como nos filmes, os gregos – principalmente os mais velhos – sempre e de qualquer forma mostram o seu amor pela pátria, e é muito comum encontrar bandeiras do país em suas varandas, janelas e portas.

vgaino.gr
Imagem: vgaino.gr

3. Celebração do nome


Mais importante do que o aniversário dos gregos é a celebração de seus nomes. Nesse dia, os “aniversariantes” distribuem doces e lembrancinhas em honra de seu nome e são presenteados por amigos e entes queridos.

xenesglosses.eu.jpg
Imagem: xenesglosses.eu

4. Língua


A Grécia possui uma língua oficial – a lingua grega – que diferente do que muitos imaginam não é a mesma língua que era utilizada na antiguidade, tampouco a 30 anos atrás. A língua grega está em constante mudança, afim de facilitar o aprendizado e a comunicação. Além disso, existe uma língua não-oficial, utilizada principalmente nas redes sociais – o greeklish – que é a grafia da leitura (existe isso, meu Deus?) do grego em caracteres latinos.

Você sabia, que como nós, os gregos também utilizam aquela famosa frase “tá falando grego” quando não entendem algo. Só que nesse caso é chinês ou turco. >.<

greeklish

5. Fumantes


 A OMS calcula que na Europa cerca de 215 milhões de habitantes fumam, dos quais 130 milhões são homens. O percentual de fumantes entre os homens é, em média, 34% na Europa Ocidental e 47% na Europa Oriental, enquanto que as mulheres, são 25% na Europa Ocidental e 20% na Europa Oriental (Dados da OMS 2007).

A Grécia tem a maior proporção de fumantes entre os países da Europa Ocidental (37,6%). Durante a última década, houve uma redução na taxa, mas continua a ser a maior entre os países da Europa Ocidental. A Grécia também tem o maior número de cigarros consumidos por pessoa na Europa Ocidental.

6. Quebra de pratos


A famosa quebra de pratos é uma tradição antiga usada para demonstrar apreciação do público por um cantor ou para animar um grupo de pessoas que estivesse dançando.

Hoje, o hábito é ilegal na Grécia, tendo sido substituído pelo ato de atirar flores.

louloudia.jpg
Imagem: musiccorner.gr

7. Futebol


Eles são completamente VICIADOS em futebol. Por aqui existem muitas casas de apostas, dai a razão de eles saberem tudo, TUDO MESMO, sobre jogos de futebol (mas não somente), jogadores e times – de todos os países.

stoixima.jpg
Imagem: haniotika-nea.gr

8. Andando no meio da rua


Caramba, esses gregos tem cada costume louco, mas um dos mais estranhos é andar no meio da rua. Não sei bem o motivo ou como isso começou mas a verdade é que as calçadas são muito pouco utilizadas pelos pedestres, o povo anda mesmo é no meio da rua e só se “tocam” com uma boa buzinada hehehe

As calçadas são em sua maioria, cheias de mesas, cadeiras e carros estacionados.

9. Negócios Familiares


É muito comum encontrar por aqui comércio e negócios de família. Isso é bem legal, pois os clientes se sentem bem mais a vontade. O atendimento é mais humanizado e caloroso. Redes de fármacia, de lanchonetes e de padarias são raras.

popaganda.gr.jpg
Imagem: popaganda.gr

10. Muito auê


Sim eles são MUITO barulhentos e alvoroçados. Uma conversa entre gregos é quase uma briga kkkkk. Uma festa então nem se fala. Uma briga – sai da reta! Mas eles são animados e muito festeiros, qualquer comemoração é regada a muita comida, música e dança. 

❤ ❤ ❤

 

Anúncios

25 comentários

  1. Que interessante, não sabia de algumas destas curiosidades. Em Portugal usa-se o termo “estás a falar grego” ou “estás a falar chinês”, de forma indiferenciada, quando não se entende alguma coisa. No meu caso, só posso usar a primeira expressão, já que já falo e entendo algum chinês.

    P.S. Ainda bem que substituíram a loiça por flores, muito mais poético e fácil de limpar, haha

    Curtido por 1 pessoa

  2. Muitas curiosidades legais. Essa questão de celebrar o nome tem um dia específico?? Tipo, 2 de março é dia dos Antônio?? Sobre quebrar pratos sempre me pareceu desperdício e perigoso, sorte não poder msis.

    Curtido por 1 pessoa

    1. É assim mesmo mas como os santos ortodoxos tem dias diferentes dos nossos o de Santo Antônio, por exemplo é 17 de Janeiro. Nesse dia os Antonios e Antonietas, etc distribuem doces aos conhecidos e ganham muitos presentes. E escutam muitos “kronia polla” que são os parabéns em grego hehe abraços

      Curtir

  3. Preciso começar utilizando um clichê: eu adorei! O texto está muito legal!

    Eu também vi os dois filmes e gostei muito. Acho-os divertidos! Sabe que aqui em Salvador, o povo também anda pelas ruas e ignoram a calçada?

    O uso da expressão, a veracidade da quebra de pratos e sua ilegalidade atual, a mudança do idioma e sua forma escrita… excelentes informações! 🙂

    Curtido por 1 pessoa

Deixe seu comentário :-)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s