Morar na Grécia. Sonho ou Pesadelo?

Muita gente me pergunta como é a vida na Grécia, na Europa. E eu já começo respondendo que apesar de fazer parte da União Européia, a Grécia é bem diferente dos outros países europeus.

Moro na Grécia desde 2013 e acreditem, essa pergunta é muito difícil de responder. Existe um equilíbrio, alguns pontos positivos me fazem esquecer os negativos e vive-versa.

Tá, mas então… morar na Grécia é um sonho ou um pesadelo? Pra mim, os dois. Por isso eu fiz essa lista de motivos para mostrar porque morar aqui significa ter uma relação de amor e ódio todos os dias.

Viver na Grécia é um pesadelo porque…

 

1. Desemprego


Por volta de 23%, a taxa de desemprego vem mudando tragicamente o rumo do país.

Um numero crescente de jovens vão para o exterior por falta de oportunidade em uma carreira de sucesso e os que decidem não abandonar o país provavelmente acabarão trabalhando em algum comércio em troca de um salário baixo e carga horária abusiva.

2. Salário Mínimo


Um dos mais baixos salários mínimos da Europa. O valor após os descontos  dos impostos chega a aproximadamente 450€ podendo variar para menos ou para mais se o empregado for menor de 25 anos ou casado.

3. Impostos altos. Serviços públicos de educação e de saúde de má qualidade


Impostos sobre a casa própria, sobre a TV aberta, 24% para notas emitidas pelos comerciantes, impostos bancários. Impostos de renda, imposto, imposto, imposto…

Serviços públicos de educação e de saúde a nivel Brasil. Nem é preciso falar mais nada…

greece-flag-1024x661.jpg

A crise econômica do país, infelizmente é a razão desses três itens acima. A qual não iniciou a 2, 3 anos atrás – mas há muito tempo, por volta do ano 2000… (mas esse não é o assunto do post rsrsrs) – e leva até hoje, centenas e milhares de pessoas as ruas para lutarem pelo seu país.

Viver na Grécia é um sonho porque…

 

1. Segurança


É claro que quando eu traço os pontos positivos, tenho em mente o que eu deixei para trás, ou seja, o Brasil.

Andar pelas ruas tarde da noite ou até mesmo de madrugada sem ter que ficar olhando o tempo todo para os lados, ou escondendo o celular, para não ser assaltado é um privilégio que pra mim tem um valor imenso.

Notícia de assassinatos, estupros, acidentes fatais de trânsito e até mesmo assaltos são raros.

2. Clima


As estações do ano são muito bem divididas, nos dando o privilégio de desfrutar o melhor de cada estação. Um verão de calor intenso, outono de queda das folhas e mudança no visual da cidade, inverno não muito rigoroso mas delicioso, primavera de flores e temperaturas amenas.

O lugar está sempre em mudança, as pessoas, as roupas, o humor – sempre de acordo com a estação do ano.

3. Culinária


Azeite, queijo feta, pães, vinhos, doces. Frutas, legumes e verduras frescas… Uma quantidade enorme de folhas verdes, que nunca imaginei ter existido. A combinação disso tudo vocês já podem imaginar né? Pratos centenários que até hoje são servidos nas mesas das famílias gregas. E eu já não vivo sem ❤

IMG_2503

4. Lazer


Cafeterias, bares, tabernas por todos os lados… Em cada esquina. As opções de lazer são inúmeras. Seja de noite ou durante o dia – independente de crise – as cafeterias estão sempre lotadas. E não são só de turistas não – os gregos não abrem mão de uma parada para um cafezinho com amigos.

01

5. Cultura


A cultura que os gregos carregam como herança de sua tão longa história é sensacional. O jeito de ser, os dialetos e a culinária mudam de acordo com a região ou vilarejo. É o que mais me encanta – conhecer as diferentes tradições e os diversos costumes que se estendem por todo o país.

IslBG

6. História


A Grécia está entre os países com maior número de locais considerados patrimônios mundiais pela Unesco. Seus museus e monumentos estão espalhados por TODOS os lugares do país, qualquer cidadela possui um monumento histórico ou uma área arqueológica. E isso é completamente insano! É incrível! Seus achados, sua língua, literatura e história de arte é um dos motivos que me prende a esse lugar ^^

2016_05_06 Kamara_Rotonda


Um sentimento:

n4ujbp.jpg
Fonte: http://www.geradordememes.com

Brincadeiras a parte, entende-se que no final das contas nem tudo são flores. Cada país tem suas dificuldades e pontos negativos.

Infelizmente, hoje, a Grécia se tornou um destino incrível de viagens e turismo, mas um país com situações precárias para resisdir. Aqueles que decidem se aventurar a fixar residência no país, será por amor a essa cultura e história desse lugar incrível.

Tipo, eu ❤

Anúncios

20 comentários sobre “Morar na Grécia. Sonho ou Pesadelo?

  1. Muito bem colocado o artigo, parabéns!
    Com relação aos pontos negativos, certamente a Grécia irá se refazer como antes, haja vista tudo que ela já enfrentou em sua história….
    E como você bem colocou, sem sombra de dúvidas, o lado positivo se sobrepõe ao negativo.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Adorei os pontos que você destacou, Ana! Também estou morando fora, e apesar da Dinamarca não estar em crise nem nada, nem tudo são flores também.
    PS: vou voltar aqui e caçar dicas da Grécia, pois quero ir de férias em agosto – será minha viagem-presente de aniversário 🙂
    Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Oi Ana!
    Fui a Grécia duas vezes já, sendo que a última foi para participar da Maratona de Atenas. Claro que para uma turista foi algo ótimo, né? Uma pena que o país esteja enfrentando esse momento. Depois que você disse que os serviços públicos de educação e de saúde estão a nível Brasil, realmente, não precisa falar mais nada MESMO…
    Entretanto, vamos acreditar que é só uma fase e que vai melhorar!
    Sucesso!
    Um abraço,
    Carolina

    Curtido por 1 pessoa

Deixe seu comentário :-)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s