Morar na Grécia. Sonho ou Pesadelo?

Muita gente me pergunta como é a vida na Grécia, na Europa. E eu já começo respondendo que apesar de fazer parte da União Européia, a Grécia é bem diferente dos outros países europeus.

Moro na Grécia desde 2013 e acreditem, essa pergunta é muito difícil de responder. Existe um equilíbrio, alguns pontos positivos me fazem esquecer os negativos e vive-versa.

Tá, mas então… morar na Grécia é um sonho ou um pesadelo? Pra mim, os dois. Por isso eu fiz essa lista de motivos para mostrar porque morar aqui significa ter uma relação de amor e ódio todos os dias.

Viver na Grécia é um pesadelo porque…

 

1. Desemprego


Por volta de 23%, a taxa de desemprego vem mudando tragicamente o rumo do país.

Um numero crescente de jovens vão para o exterior por falta de oportunidade em uma carreira de sucesso e os que decidem não abandonar o país provavelmente acabarão trabalhando em algum comércio em troca de um salário baixo e carga horária abusiva.

2. Salário Mínimo


Um dos mais baixos salários mínimos da Europa. O valor após os descontos  dos impostos chega a aproximadamente 450€ podendo variar para menos ou para mais se o empregado for menor de 25 anos ou casado.

3. Impostos altos. Serviços públicos de educação e de saúde de má qualidade


Impostos sobre a casa própria, sobre a TV aberta, 24% para notas emitidas pelos comerciantes, impostos bancários. Impostos de renda, imposto, imposto, imposto…

Serviços públicos de educação e de saúde a nivel Brasil. Nem é preciso falar mais nada…

greece-flag-1024x661.jpg

A crise econômica do país, infelizmente é a razão desses três itens acima. A qual não iniciou a 2, 3 anos atrás – mas há muito tempo, por volta do ano 2000… (mas esse não é o assunto do post rsrsrs) – e leva até hoje, centenas e milhares de pessoas as ruas para lutarem pelo seu país.

Viver na Grécia é um sonho porque…

 

1. Segurança


É claro que quando eu traço os pontos positivos, tenho em mente o que eu deixei para trás, ou seja, o Brasil.

Andar pelas ruas tarde da noite ou até mesmo de madrugada sem ter que ficar olhando o tempo todo para os lados, ou escondendo o celular, para não ser assaltado é um privilégio que pra mim tem um valor imenso.

Notícia de assassinatos, estupros, acidentes fatais de trânsito e até mesmo assaltos são raros.

2. Clima


As estações do ano são muito bem divididas, nos dando o privilégio de desfrutar o melhor de cada estação. Um verão de calor intenso, outono de queda das folhas e mudança no visual da cidade, inverno não muito rigoroso mas delicioso, primavera de flores e temperaturas amenas.

O lugar está sempre em mudança, as pessoas, as roupas, o humor – sempre de acordo com a estação do ano.

3. Culinária


Azeite, queijo feta, pães, vinhos, doces. Frutas, legumes e verduras frescas… Uma quantidade enorme de folhas verdes, que nunca imaginei ter existido. A combinação disso tudo vocês já podem imaginar né? Pratos centenários que até hoje são servidos nas mesas das famílias gregas. E eu já não vivo sem ❤

IMG_2503

4. Lazer


Cafeterias, bares, tabernas por todos os lados… Em cada esquina. As opções de lazer são inúmeras. Seja de noite ou durante o dia – independente de crise – as cafeterias estão sempre lotadas. E não são só de turistas não – os gregos não abrem mão de uma parada para um cafezinho com amigos.

01

5. Cultura


A cultura que os gregos carregam como herança de sua tão longa história é sensacional. O jeito de ser, os dialetos e a culinária mudam de acordo com a região ou vilarejo. É o que mais me encanta – conhecer as diferentes tradições e os diversos costumes que se estendem por todo o país.

IslBG

6. História


A Grécia está entre os países com maior número de locais considerados patrimônios mundiais pela Unesco. Seus museus e monumentos estão espalhados por TODOS os lugares do país, qualquer cidadela possui um monumento histórico ou uma área arqueológica. E isso é completamente insano! É incrível! Seus achados, sua língua, literatura e história de arte é um dos motivos que me prende a esse lugar ^^

2016_05_06 Kamara_Rotonda


Um sentimento:

n4ujbp.jpg
Fonte: http://www.geradordememes.com

Brincadeiras a parte, entende-se que no final das contas nem tudo são flores. Cada país tem suas dificuldades e pontos negativos.

Infelizmente, hoje, a Grécia se tornou um destino incrível de viagens e turismo, mas um país com situações precárias para resisdir. Aqueles que decidem se aventurar a fixar residência no país, será por amor a essa cultura e história desse lugar incrível.

Tipo, eu ❤

Anúncios

24 comentários

  1. Olá! Seu blog é encantador! Sou apaixonada pela Grécia, mas da língua grega só sei o básico: kalimera (rs) … não sou tão boa em conversação em inglês, sou melhor na escrita e leitura. Vou para a Grécia em Maio de 2018 com uma amiga. Estou com um certo medo de não conseguir me comunicar, mas vou assim mesmo (rs). Quem sabe não nos falamos pessoalmente na Grécia, seria muito legal! Beijos :***

    Curtido por 1 pessoa

    1. Seria ótimo! Estou terminando um mini manual com frases q acho importante saber em grego. Espero poder ajudar em qualquer coisa. Seria ótimo poder conhecer te pessoalmente! De qualquer forma espero que aproveite o máximo da Grécia 😉😉😉

      Curtir

  2. Olá! Adorei seu blog, suas fotos são ótimas! (Fotógrafos se entendem!!!) Já li tudo agora à tarde hahaha ¯\_(ツ)_/¯ mas eu tenho uma dúvida que me atormenta há um tempinho! Onde você aprendeu grego, foi aí mesmo? Foi online? Foi com professor? Tenho vontade de aprender e aqui onde moro não tem nada sobre! (Me virei no italiano lendo/ouvindo, porque nem isso tinha aqui, imagina GREGO. E na internet foi uma luta também 😦 a maioria voltado para o grego bíblico (?) Encontrei cursos online mas não sei se valem à pena, até agora. Também pesquisei livros mas a maioria era direcionado para o grego antigo. Não sei se você vai poder me ajudar, mas hahaha não custa tentar ¯\_(ツ)_/¯ obrigada!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá! Sim, eu aprendi aqui mesmo. Foram aulas presenciais e sempre em grego. Ajuda muito ( na verdade uns 60%)no aprendizado a conversação, e como eu não falo muito bem inglês, teve que ser aí grego mesmo. Estou a 4 anos aqui é ainda estou aprendendo. Tenho alguns livros mas não sei se somente eles seriam suficientes (rsrs pelo menos pra mim não funcionaria pois não sou nem um pouco auto didata) caso se interesse me mande um e-mail pra eu poder enviá-los. Abraços

      Curtir

  3. Muito bem colocado o artigo, parabéns!
    Com relação aos pontos negativos, certamente a Grécia irá se refazer como antes, haja vista tudo que ela já enfrentou em sua história….
    E como você bem colocou, sem sombra de dúvidas, o lado positivo se sobrepõe ao negativo.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Adorei os pontos que você destacou, Ana! Também estou morando fora, e apesar da Dinamarca não estar em crise nem nada, nem tudo são flores também.
    PS: vou voltar aqui e caçar dicas da Grécia, pois quero ir de férias em agosto – será minha viagem-presente de aniversário 🙂
    Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

  5. Oi Ana!
    Fui a Grécia duas vezes já, sendo que a última foi para participar da Maratona de Atenas. Claro que para uma turista foi algo ótimo, né? Uma pena que o país esteja enfrentando esse momento. Depois que você disse que os serviços públicos de educação e de saúde estão a nível Brasil, realmente, não precisa falar mais nada MESMO…
    Entretanto, vamos acreditar que é só uma fase e que vai melhorar!
    Sucesso!
    Um abraço,
    Carolina

    Curtido por 1 pessoa

Deixe seu comentário :-)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s