Meus 5 lugares favoritos para visitar em Salonica

Salonica é a segunda maior cidade da Grécia e a capital da Macedônia. Fundada em 315 aC, tem uma história incrivelmente rica.  Dito isso, é considerada uma das cidades mais vibrantes da Grécia. Se você só tem um tempo limitado em Thessaloniki, aqui estão seis das principais atrações (e minhas favoritas) que você absolutamente não pode perder.

1. A Torre Branca


Capa

Se você não visitar a Torre Branca você não estará realmente em Salonica. Esta é a imagem mais emblemática e icônica que a cidade tem para oferecer. Ninguém realmente sabe quando ou por quem ela foi construída, mas supõe-se que tenha sido por volta de 1530 dC,  no Império Otomano.

Historicamente, a torre tem desempenhado um papel importante no desenvolvimento da cidade. Hoje ela é usada como um centro de exposições e museu, onde pode-se encontrar mais informações sobre a história da torre e de Salônica.

Além disso os visitantes podem obter informações sobre os monumentos e museus da cidade e a distância até eles.

Para saber mais sobre a história da torre branca, clique aqui.

2. O Arco de Galério e a Rotunda


2016_05_06 Kamara_Rotonda

O arco, mais conhecido como Kamara, foi construído em 298-299 dC para comemorar a vitória do tetrarca Galerius sobre os persas sassânidas. Os dois pilares centrais são lajes de mármore onde estão esculpidas as guerras de Galerius contra os persas em termos exageradamente enaltecedores.

Construída em 306 dC pelos romanos, a Rotunda é um dos mais antigos sítios religiosos da cidade. Depois de uma série de guerras devastadoras e longas, os romanos decidiram dividir o Império em 4 regiões, cada uma com suas próprias províncias, levando Galerius a construir um complexo Imperial em Thessaloniki por causa de sua importância como uma das capitais.

Kamara e Rotunda eram elementos básicos do complexo palaciano. Os projetos originais previam a sua utilização como mausoléu, embora muitos arqueólogos acreditam que foi inicialmente utilizado como um templo romano.

Kamara, hoje é o mais famoso ponto de encontro da cidade e Rotunda está aberta a visitação, funcionando como templo religioso e local de exposições .

3. Antigo Comércio Romano (Fórum Romano)


2016_05_21 Arxaia Agora

O Fórum Romano de Thessaloniki, localizado no lado superior da Praça Aristotelous é um sítio arqueológico que é um exemplo revelador da influência de Roma sobre a região. No entanto, não foi descoberto até 1960.

O complexo possui um anfiteatro usado para jogos de gladiadores e dois banhos romanos. Embora o complexo inicial não foi construído no tempo dos romanos, foi, em grande parte remodelado no século 2 dC. Acredita-se que o fórum e o teatro continuaram a ser usados até pelo menos o século 6.

Aberto a visitação, complexo nos proporciona uma incrível viagem no tempo através de suas estruturas seculares.

2016_03_21 Arxaia Agora

2016_03_24 Arxaia Agora

2016_03_26 Arxaia Agora

 

4. Kastra


06
Créditos: inthessaloniki.com

As paredes existentes foram construídas em 390 dC durante o reinado do imperador Teodósio. Embora incorporando algumas amostras de construções anteriores foram, contudo, realizadas várias alterações e melhorias posteriores.

As paredes cercavam a maior parte Thessaloniki até o século 19, quando a administração Otomana decidiu como parte de uma modernização, alterar as características urbanas da cidade e demolir toda a sua orla.

O destaque das paredes e um dos mais movimentados e populares em toda Thessaloniki é a Torre do Triângulo. Tendo provavelmente sido construída na segunda metade do século 15, era utizado como arsenal e torre de artilharia em um dos locais considerados essenciais para combater atos de guerra.

Ao visitar a Torre de Triângulo e o portão principal da muralha tem-se oportunidade de admirar a vista magnífica sobre  Golfo Termáico além de toda a cidade e do Monte Olimpo.

pic1
Créditos: inthessaloniki.com
04
Créditos: inthessaloniki.com
05
Créditos: inthessaloniki.com

5. Ladadika


01
Créditos: inthessaloniki.com

Ladadika é o nome de um bairro histórico e uma área de referência da cidade de Thessaloniki, Grécia.

Localizada perto do porto de Salonica foi por séculos um dos mais importantes  comércios da cidade. Seu nome surgiu a partir das muitas lojas de azeite da região. Muitos judeus da cidade viviam lá, enquanto a chamada “zona franca”, com os mercadores italianos / franceses e residentes, localizava-se ao lado.

Nos anos que antecederam a Primeira Guerra Mundial veio a formar o distrito da luz vermelha, hospedando muitos bordéis. Em 1985, Ladakika foi listado como patrimônio pelo Ministério da Cultura. Seu estilo arquitetônico notável com edifícios do século 19 é preservado e protegido.

Hoje em dia a Ladadika forma o centro de entretenimento da cidade com bares, discotecas, restaurantes e tabernas – onde costumavam ser lojas de óleo e depósitos mercantes, – ruelas e pequenas praças.

03
Créditos: inthessaloniki.com
02

Créditos: inthessaloniki.com

Estas são apenas algumas poucas coisas que a cidade tem para oferecer. Ao explorar a vida noturna, gastronomia local, e a hospitalidade do povo você terá uma visão geral de Thessaloniki e irá se apaixonar. ❤

.

Anúncios

1 comentário

  1. Eu não saberia dizer com certeza de que atração indicada e mencionada neste texto eu gostei mais, uma vez que todos eles estão carregados de passado. Para quem ama uma coisa velha, antiga, como eu, derrete de tanta vontade de conhecer.

    Estou gostando MUITO de descobrir que Grécia é muito mais que ilhas e mar de cor linda. 🙂 bj

    Curtir

Deixe seu comentário :-)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s