Tradições da Páscoa Grega

Para os gregos, a Páscoa ortodoxa é o maior feriado do ano. Não é apenas um feriado com significado religioso, mas uma celebração cheia de curiosidades e tradições. É um tempo para celebrar a ressurreição de Cristo mas também para que possa reunir os amigos e a famíla para um bom banquete, pois para o povo grego, em todo o mundo, quase todas as celebrações envolvem comida  >.< ❤

eastern_table_site.jpg

Eis algumas tradições e curiosidades:

1. Ovos vermelhos


AstirPalace1_2013_4_19_14_2_41_b.jpg

Ovos vermelhos são uma importante parte da mesa de Páscoa ortodoxa. Mas como assim? Sim a tradição é: na quinta feira santa os ovos são cozidos e pintados. São principalmente usados na decoração do tsoureki – o pão de páscoa.

Estes ovos têm um monte de simbolismo. A cor vermelha simboliza o sangue de Cristo derramado por nós. Quando o ovo é rachado e os interiores são revelados, isto simboliza Sua ressurreição.

Também tem uma brincadeira na qual cada pessoa pega um ovo e batem as extremidades dos ovos uns dos outros. A pessoa, cujo ovo não rachar, ganha o jogo. 😉

perierga-ethima-pasxa-3

Como essa tradição começou e como foi sua evolução?

Símbolo pagão de fertilidade 

Antes de serem adotados como um símbolo cristão na Páscoa, os ovos eram um símbolo pagão da fertilidade. Os antigos povos nórdicos comemoravam o festival de Eostre no dia 30 de Março. Eostre ou Ostera (no alemão mais antigo) significa “a Deusa da Aurora”. É considerada a deusa da fertilidade, da primavera e do renascimento. Seus símbolos são a lebre ou o coelho e os ovos, todos representando a fertilidade e o início de uma nova vida.

Quando o cristianismo estava em seus estágios iniciais, o ovo foi adotado como um símbolo da Páscoa, mas tendo o significado modificado.

Cristãos começam o tingimento dos ovos

Tingir ovos de vermelhos e usá-los como um símbolo para a ressurreição de Cristo é uma tradição praticada desde os primeiros cristãos na Mesopotâmia. Eles teriam sidos os primeiros a tingir ovos de vermelhos, como um lembrete pelo sangue de Cristo que foi derramado por nós na cruz.

Em 1610, a Igreja Católica Romana publicou um documento chamado o Ritual Romano, que continha instruções para a bênção de alimentos na Páscoa, incluindo ovos de Páscoa. Esta tradição continua até hoje, especialmente em países como a Grécia.

A tradição grega de tingimento e da quebra dos ovos vermelhos

Os gregos aderem ao costume de tingir os ovos de vermelhos para simbolizar o sangue de Cristo e o ovo em si nos lembra de seu túmulo. No domingo de Páscoa os ovos são quebrados. Quando o ovo é rachado, ele representa a Sua ressurreição.

Nenhuma mesa grega é completa sem eles! Estes são também cozidos no centro do tsoureki, que é o pão tradicional de Páscoa. Há também uma oração especial que os sacerdotes costumam fazer quando abençoam os ovos. Em alguns lugares, as pessoas trazem partes da festa de Páscoa à igreja para que eles possam ser abençoados. No entanto, esta prática não é tão comum, hoje, tanto quanto antes.

2. Serviço da meia-noite


easter-holy-light

Para os cristãos ortodoxos gregos, o serviço da meia-noite é o mais importante, por ser onde a celebração de Cristo começa realmente. Depois da meia-noite a Grécia inteira é iluminada por luz de velas (lambadas), porque Cristo é a luz do mundo.

As pessoas cantam o hino tradicional Christós Anésti – Cristo Ressucitou – e todos se saudam. A tradição é levar a luz de Cristo para suas casas então já viu, todo mundo em uma bela caminhada de luz! É realmente lindo de se ver.

σαντορινη
Luzes da Páscoa em Santorini

Depois de voltar do serviço de meia-noite, a maioria das pessoas (aquelas que fazem abstinência de carne e outras coisas) comem se não houvesse amanhã kkkk, é a primeira vez em quarenta dias que eles comem tudo o que desejam. Sentem-se, como se fosse a primeira  vez a comer carne.

Cada família tem seus próprios costumes, e algumas comidas mudam a cada região. Um dos pratos mais comuns é magiritsa, uma sopa tradicional que é feita a partir dos órgãos do cordeiro. Para muita gente, este é o único dia do ano em que essa sopa é servida.

3. Lambadas


902897_10201705373256069_4240626748980287448_o.jpg

As velas são uma parte importante da Páscoa grega. No Sábado Santo, pouco antes da meia-noite, a igreja fica quieta e todas as luzes são desligadas. De repente, os sinos tocam, a música ecoa e as lambadas se acendem.

Claro que as igrejas não fornecem velas suficientes para todos. No entanto, estas velas, que são bastante simples, tornam-se objeto de desejo, principalmente das crianças! Ainda mais se vierem com brinde! As lambadas são os ovos de páscoa do Brasil kkkk

4. Tsoureki – O pão de Páscoa grego


τσουρεκι

Pão de Páscoa grego ou Tsoureki, é outra coisa que tradicionalmente é servido na Páscoa (apesar de ser vendido o ano inteiro hehe). O tsoureki é um pão doce tradicionalmente temperado com “mahalepi”, que tem um sabor delicado e particular. Em forma de trança mas também circular, geralmente é servido com o ovo vermelho a decorá-lo.

5. Cordeiro assado

Cordeiro é a carne que é mais tradicionalmente servida na Páscoa grega. Isso não impede as pessoas de servirem outras carnes, porém, o cordeiro é a escolha preferida porque Jesus é conhecido como o Cordeiro de Deus.

Na tradição judáica, sacrificar um cordeiro é parte de sua vida religiosa. João Batista foi o primeiro a referir-se a Jesus como o Cordeiro de Deus, porque Seu propósito era levar todos os nossos pecados. E comer a carne de cordeiro faz referência a isso.

psarou4_0
Páscoa de 2015 – Mikonos

Já estou aqui entrando no ritmo da Páscoa Grega ❤ ❤ ❤

Espero que tenham gostado!

Dicas e sugestões: 

contato@salonisses.com

 

Anúncios

Deixe seu comentário :-)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s