7 lugares que você PRECISA conhecer em Atenas

Somente 1 dia ficou reservado para Atenas das suas férias na Grécia? Não tem problema, confira neste post os 7 lugares que não podem passar despercebidos  nessa encantadora cidade.

O roteiro é feito a pé mesmo, pois os monumentos estão localizados em locais próximos então, calçados e roupas confortáveis são essenciais.

Começamos pela estação de metrô Acrópole – mas porque? Primeiramente porque os monumentos ficam abertos de 8 as 15h e, depois porque a partir daqui o trajeto é bem mais facil, evitando se perder no centro de Atenas!

1 – Museu da Acrópole, Teatro do Dionísio, Odeão de Herodes Ático e Acrópole


Coloquei esses monumentos em 1 item só, pois estão incluidos em um só ingresso no valor de 12€ (estando incluídos, além dos monumentos descritos acima, o Templo de Zeus e a Antiga Agorá, os quais eu vou citar mais abaixo e outros que não caberiam em 1 dia de Atenas.

2016_Museum
Museu da Acrópole – entrada
2016_Dionisos
Teatro do Dionísio
2016_Odeiou_Kato
Odeão de Herodes Ático – visto de baixo
2016_Odeiou_Pano
Odeão de Herodes Ático – visto de cima

A Acrópole é repleta de monumentos incríveis: Templo de Atenas Nice, Propilea, Parthenon e o Erecteion, além da vista incrivel que temos para o centro de Atenas.

2016_02_18 Propilea
Templo de Atena Nice e algumas colunas de Propilea
Erecteion
Erecteion – lateral
2016_Erecteion_lado
Erecteion
2016_Parthenon
Parthenon

2 – Antiga Agorá


 O Parque arqueológico Arxaía Agorá Antiga Agorá, dentre os vários monumentos em que nele estão incluídos, destacam-se o Templo de Hefesto e a Estoá de Átalo.

Em meados do século 6aC  foi fundada no noroeste da Acrópole. Na antiguidade a Agorá não era apenas um centro comercial, sendo também um importante centro político, cultural e religioso. Na área da Agorá foram localizados edifícios administrativos, templos, serviços públicos e tribunais.

2016_Agora
Ruínas da Antiga Agorá

O Templo de Hefesto está localizado no perímetro oeste da Agorá. É o templo mais bem preservado da antiguidade. Foi construído em 460-415 aC. No templo estavam as estátuas de Hefesto e Athena, que teriam sido esculpidas por Alkamenes.

2016_Hefesto
Templo de Hefesto

A Estoá de Átalos é um edifício de dois andares, doado pelo rei de Pérgamo Attalus II (159-138 aC) para a cidade de Atenas. Foi contruída para ser uma espécie de antigo centro comercial com 21 lojas em cada andar. Hoje, utilizado como museu, exibe objetos do cotidiano, que foram descobertos em escavações do centro arqueológico, podendo os visitantes terem uma idéia da vida cotidiana na antiga Atenas.

2016_Estoa
Estoá de Átalos

 3 – Praça Monastiraki


Saindo da Antiga Agorá vamos entrra na Ermou Street, da qual eu falarei mais adiante. Seguindo pela Ermou, do lado direito vamos chegar na Praça Monastiraki, onde há também estação de metrô, com o mesmo nome. A praça é rodeada de restaurantes tradicionais – as tabernas,  além de várias cafeterias. É uma ótima pedida para repor as energias :).

A direita da praça encontra-se o bazar Giussurúm  conhecido por suas lojas de antiguidades. Hoje, porém,  muitas lojas vendem produtos novos, na sua maioria souvenires.

2016_Monastiraki
Praça Monastiraki – vista noturna para o Parthenon

4- Ermou Street


Seguindo pela Ermou Street, a rua comercial localizada no triângulo histórico da cidade velha e no coração do comércio de Atenas. O nome da rua é dedicado a Hermes, o mensageiro dos deuses e protetor do comércio. Ermou é repleta de lojas e centros comerciais, ideal pra quem gosta de ir as comprinhas.

Andando pela rua encontraremos a Igreja de Panagia Kapnikarea, uma obra bizantina que vai render muitas fotos 😉

2016_Ermou
Ermou Street
2016_Kapnikarea
Igreja Panagia Kapnikarea

 5 –  O Monumento do Soldado Desconhecido


Continuando pela Ermou Street, chegaremos a Praça Syntagma, exatamente em frente a praça encontraremos o Monumento do Soldado Desconhecido, localizado em uma área jardinada em frente do Parlamento Grego em Amalias Avenue. De um interesse particular é a mudança de guarda  que acontece em frente ao monumento. Os dois guardas – os Evzones – são substituídos por dois novos guardas a cada hora com movimentos sincronizados de precisão absoluta.

2016_02_12 Parlament
Monumento do Soldado Desconhecido – Parlamento Grego, Praça Syntagma.

  6 – Templo de Zeus e Arco do Adriano


Com uma caminhadinha de 9 minutos pela Amalias Avenue, chegaremos a mais um monumento o Templo de Zeus, mas antes podemos dar uma paradinha e admirar o Arco do Adriano que fica as margens da avenida.

2016_02_15 Naos tou Dia
Templo de Zeus
2016_Adriano
Arco do Adriano

 7 –  Estádio Panatenaiko


Mais 8 minutinhos pela Bassilíssis Olgas Avenue e chegamos ao Panathinaikó Stadio, conhecido também como Kalimármaro. A entrada custa 5€.

Construído em 566aC em honra a deusa Atena, foi reconstruído em 329aC todo em mármore branco pois até então os assentos eram de madeira.

Hoje o Kalimármaro é utilizado somente para a celebração de importantes conquistas desportivas, mas também abriga, sobre sua arquibancada, um museu com elementos olímpicos.  O legal é que há guia em português 😉

2601_Kalimarmaro.jpg
Panathinaikó Stadio – Kalimármaro

E é isso, acho um programa super bacana para 1 dia, e dá pra ver bastante coisa. Fazendo o caminho de volta, chegamos a estação Syntagma.

Dica de ouro: o Google Maps ajuda MUITO, tirei super de letra a primeira vez que fui a Atenas mesmo sem conhecer nenhuma rua kkkk.

Espero que tenha sido útil. Super beijo e até mais!

Quer mais dicas ou uma mãozinha: contato@salonisses.com

 

Anúncios

20 comentários

Deixe seu comentário :-)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s