Carnaval, Dionísio e Tsiknopempti

Paulinha, mas aí não tem carnaval? Tanta gente me perguntou isso semana passada! E é realmente uma pergunta muito frequente… rsrs Claro que tem! O carnaval por aqui tem muitos significados e assim como em grande parte da Europa são celebrados a chegada da primareva e a despedida do inverno, e para os cristãos é a “despedida” para o início da Quaresma, ou “Sarakostis” em grego. Vamos a um pouquinho de história?

O carnaval grego tem suas raízes na Grécia antiga. Associada ao culto de Dionísio, deus do vinho e celebração. A palavra “carnaval” vem do latim «carnem levare» ou «carnis levamen» que significa “cessação de comer carne.” Em grego “apokriá” significa exatamente a mesma coisa.

Esta tradição popular vem dos rituais pagãos dos gregos antigos e as celebrações em honra de Dionísio. Pessoas fantasiadas de sátiros ou com máscaras saiam as ruas para expressar livremente aquilo que era “proibido” já que escondiam sua verdadeira identidade por trás de máscaras. Era uma chance para a festa, vinho e várias  brincadeiras.

Esta tradição aos poucos se espalhou para outras partes do mundo através do Império Romano e a descoberta do Novo Mundo quando as práticas pagãs ainda não foram completamente abolidas. Mais tarde, quando o cristianismo apareceu, embora as pessoas pararam de adorar os deuses do Olimpo, os hábitos dos gregos de se disfarçar e celebrar nas ruas permaneceram.

O carnaval grego tem inicio 60 dias antes da Páscoa e tem duração de 3 semanas – “Profoni”, “Kreatini” e “Tirofagou”. Ao longo destes dias, festivais e eventos são organizados em vários lugares da Grécia, adultos e crianças vestidas com trajes engraçados, dança, canto, desfiles e outras atividades organizadas pelos municípios de quase todas as cidades.

Dentre todos os custumes realizados nesses dias de carnaval o mais famoso é a Tsiknopempti.

Tsiknopempti é o dia em que a Grécia amanhece com cheirinho de churrasco. Churrasco por todos os lados, pelas ruas, lojas, calçadas, varandas. Dia de alegria e de preparação para os cristãos ortodoxos gregos, pois aproxima-se o período da Quaresma. Sempre comemorada em uma quinta feira, 11 dias antes da Quaresma, que se inicia em uma segunda feira – “Kathará Deytera”.

Esse ano as “apokries” iniciam-se no dia 21/02 e vão até o dia 13/03 quando inicia-se a quaresma. “Tsiknopempti” será no dia  03/03.

Nos vemos em breve para a cobertura do carnaval em todos os cantos da Grécia!

Geia sas!

 

Anúncios

Deixe seu comentário :-)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s