Conhecendo Thessaloniki

White Tower

A minha primeira viagem a Salonica na verdade foi minha primeira viagem internacional e a fiz so-zi-nha, imaginem só, e além de tudo era inverno. Quando descobri o destino: Thessaloniki, Grécia – nunca tinha ouvido falar!

Esse foi um dos motivos da criação da página. Quando se ouve Grécia a gente já imagina um monte de casinhas brancas com azul, ilhas paradisíacas com um pôr do sol de tirar o fôlego. Certo, mas e Thessaloniki?

Eu pesquisei tanto antes de vir pra cá, mas é muito dificil encontrar informações em português sobre essa cidade, na verdade eu não achei nada. Só encontrei sobre Atenas e algumas ilhas. Resultado, vim pra cá de olhos vendados.

Em 2013, fiz minha primeira viagem internacional: VIX – Guarulhos, GRU – Munich, MUC – Thessaloniki (SKG), total 15h de vôo, fora a espera nas conexões. Eu que morro de medo de altura, me saí super bem, graaaças a Deus, foi um vôo tranquilo.

Com um programa de 4 dias e um frio de 1ºC eu vim cheia de coragem pra essa aventura internacional.

O dia da chegada eu nem conto, pois eu estava MORTA da viagem, então eu descansei a tarde toda e jantei numa taberna chamada Kanoula, que fica no centro. Dentre todos os pratos os que mais me chamaram atenção foram a “Pastourmadopita” que é uma torta de carne de camelo com queijo e a “Melomeni Feta” que é o queijo feta empanado e lambuzado de mel. Eu simplesmente amei!

O primeiro dia foi o dia de conhecer uma parte do centro histórico. Dentre os monumentos visitados estão Kamara, White Tower, Limani, Aristotelous Square, além de uma volta no centro comercial.

O segundo dia foi a segunda parte do centro histórico: Kapani, a parte baixa da Aristotelous Square e Antiga Agora. 

No terceiro dia, conheci um bairro chamado Panorama, localizado num dos pontos mais altos de Thessaloniki que tem uma vista maravilhosa da cidade e do porto. Tomamos café em um restaurante-café-bar (aqui tem muito disso) chamado Vila Luna, foi super.

Panorama também é conhecido em toda a Grécia por fabricar os melhores doces Trigonaque são chamados de Trigona Panoramatos, por esse motivo. Também compramos Kantaifi, outro doce super tradicional.  A noite resolvi experimentar o famoso Churrasco Grego – Giros, simplesmente maravilhoso! Principalmente pra quem gosta de gordisses como eu.

No quarto dia fomos visitar a Ano Poli – cidade alta e a Kastra – muralha, bem no topo de Salonica. Eu tirei tantas fotos, fiquei completamente apaixonada pelas tantas ruelas e casinhas tradicionais! A vista é incrível e da pra ver até o Monte Olimpo. Eu sempre fico encantada com essa mistura do novo e do velho.

Almocei em uma tarberna Ladokola me Thea e bebi ouzo pela primeira vez, uma bebida bem diferente e com um sabor todo especial. Essa é minha taberna preferida ever pois as comidas são sempre frescas e feitas com muito carinho.

Os pratos que comi foram: Melitzanosalata (salada de berinjela assada), Tzatziki (iogurte grego com pepino ralado e alho), Mpougiourdi (queijo feta assado com tomate, pimentão, queijo e bastante azeite), Xtapodi (Polvo assado) e Kalamaraki (aneis de lula fritos).

No dia de ir embora, pela manhã nós tomei café e experimentei a famosa Mpougatsa, uma cream pie – torta de creme, feita com muitas camadas sobrepostas de uma massa chamada filo (uma massa super fina) e recheadas com creme. E pra variar a Mpougatsa Thessalonikis é a mais famosa da Grécia.

Quem diria que menos de um ano depois eu voltaria de mala e cuia pra cá! Hoje tudo isso faz parte do meu dia a dia e eu adoro poder compartilhar com vocês.

 

 

Kanoula Taberna

Raktivan 8, Thessaloniki

Telefone: 231 022 2185

Villa Luna http://www.villa-luna.gr

Analipseos 40, Panorama

Telefone: 231 034 0440

Ladokola Me Thea

Endereço: Kiprous 2, Ag. Paulos – Kastra

Telefone: 231 021 0805

Anúncios

2 Respostas para “Conhecendo Thessaloniki”

  1. pedrol

    visitei Salónica há 6 anos e gostei bastante, principalmente de percorrer a marginal e a zona mais recente! espero um dia voltar porque na altura não tinha máquina fotográfica e não tenho fotos para recordar! abraço e parabéns pelo blogue! PedroL

    Curtido por 1 pessoa

    Responder

Deixe seu comentário :-)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

HTML básico é permitido. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Assine este feed de comentários via RSS

%d blogueiros gostam disto: